Ads 468x60px

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novo seletor de licenças Creative Commons

A organização Creative Commons (CC) disponibilizou uma nova versão de sua ferramenta online para ajudar usuários a escolher uma licença Creative Commons para seus trabalhos. De acordo com o engenheiro de software da CC Johnathan Palecek, a ferramenta foi reconstruída porque, apesar de ter sido bem sucedida, a forma de escolha de licença foi considerada muito linear e relembrou um processo de registro. "Além disso, como a ferramenta foi extendida inúmeras vezes, sua interface se tornou mais e mais abarrotada," afirmou Palecek.O desenvolvedor afirmou que a ferramenta para escolha de licença foi completamente reescrito para "uma maior clareza e facilidade de uso". A nova ferramenta baseada em web combina a seleção e páginas de resultados em quatro painéis que ajudam os usuários a escolher uma das seis licenças de direitos autorias da Creative Commons. Conforme os usuários selecionam opções e preenchem os metadados de atribuição, a sugestão de licença resultante para e seu código para inserí-la em uma página web são atualizados dinamicamente; isso simplifica ainda mais o processo de seleção e remove a necessidade de um botão para enviar os dados. A nova ferramenta de escolha de licenças está disponível na página creativecommons.org/choose/.

No dia após o anúncio do novo seletor de licenças, a organização sem fins lucrativos também publicou um novo esboço da versão 4.0 de sua coleção de licenças Creative Commons. O segundo esboço incorpora mudanças baseadas nos comentários da comunidade em uma série de problemas com as regras. "Recebemos muitos comentários e propostas de revisão, e as pessoas compartilharam suas opiniões (algumas vezes de forma exaltada) sobre uma grande varidade de tópicos," afirmou Diane Peters, advogada geral da CC, acrescentando que, "enquanto comprometimento e consenso não são sempre alcançáveis, sentimos que as decisões refletidas no segundo esboço são bem fundamentadas e pensadas."

O período de comentários para o segundo esboço será menor que para o primeiro e, de acordo com o cronograma de trabalho, deve ser fechado no começo de setembro, após o qual um terceiro e potencialmente último esboço será publicado. A CC esperam finalizar e lançar a versão 4.0 da coleção de licenças ainda no final deste ano. Um resumo de todas as discussões públicas para esse novo esboço - incluindo decisões de regras e esboços, e outros tópicos pendentes -- podem ser encontrada na página Draft 2; o primeiro esboço da Creative Commons 4.0 foi divulgado no começo de abril.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários:

Postar um comentário