Ads 468x60px

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HTML5 Boilerplate 4.0 disponibilizado sob uma licença MIT

Com a recém-lançada versão 4.0, o HTML5 Boilerplate (H5BP) está agora disponível sob a licença MIT e inclui bibliotecas atualizadas e novos recursos. O projeto HTML5 Boilerplate oferece aos desenvolvedores web com código de frontend prédesenvolvido (conhecido como boilerplate) que eles podem usar para rapidamente construir sites e aplicativos web robustos e adaptáveis. O H5BP inclui componentes como o modelos HTML5, um snippet otimizado do Google Analytics, as últimas versões das bibliotecas jQuery e Modernizr, e o Normalize.css, que oferece uma forma alternativa de tornar o design de páginas web baseadas em CSS mais portável entre navegadores.

A nova versão do HTML5 Boilerplate aprimora a configuração de compressão Apache embutida. Um novo exemplo de consulta de mídia foi acrescentado para dispositivos HiDPI, como o mais recente MacBook Pro da Apple, com tela Retina. O Normalize.css foi atualizado para a versão 1.0.1, que inclui suporte para navegadores legados (as versões mais recentes, 2.0.x, deixaram de suportar os navegadores Internet Explorer 7 e anteriores, Firefox 3.6 e anteriores, e o Safari 4 e anteriores), e foi separado do resto do CSS do pacote. o jQuery e o Modernizr foram atualizados para as versões 1.8 e 2.6.1 respectivamente. Os desenvolvedores também destacaram que a cor de seleção, antes um rosa bem forte, foi substituída por uma cor mais neutra, e que comentários inline supérfluos foram removidos.

De acordo com desenvolvedores, o HTML5 Boilerplate já é usado por uma série de sites, incluindo alguns do Google, Microsoft, NASA, Nike e Creative Commons. Outros projetos H5BP incluem uma versão móvel e modelos de configuração de servidores para diversas plataformas.

Mais informações sobre o HTML5 Boilerplate 4.0 pode ser encontrado no registro de mudanças. O código-fonte e documentação estão disponíveis na página GitHub do projeto.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários:

Postar um comentário