Ads 468x60px

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Malwares para Android dobram em apenas um mês

O número de malwares destinado para o sistema operacional móvel em código aberto Android continua a crescer -- de acordo com um novo relatório, centenas de milhares de dispositivo foram infectados com aplicativos da loja oficial Google Play. O especialista de segurança Trend Micro afirmou, no trimestre passado, o número de aplicativos maliciosos dobraram de 10.000 para 20.000 em um único mês -- um aumento considerável se considerarmos que a mesma empresa identicara apenas 5.000 aplicativos maliciosos entre janeiro e março desse ano.

Gráfico do relatório
Infográfico presente no relatório, prevendo até 130.000 malwares até o final desse ano


A equipe de resposta para ameaças TrendLabs da empresa descobriu que aproximadamente 30% dos aplicativos maliciosos que encontrou estavam disfarçados como aplicativos populares legítimos; criminosos já criaram, por exemplo, versões falsas do Instagram e do jogo Angry Birds. A maioria desses aplicativos foram desenvolvidos para dar dinheiro aos criminosos enganando suas vítimas a usar serviços premium -- como enviar mensagens de texto que podem custar até 20 reais cada uma -- ou a visualização de propagandas móveis. Outros aplicativos maliciosos roubam dados privados dos dispositivos dos usuários ou transformam os dispositivos em zumbis partes de uma botnet, como o Android.Bmaster descoberto no começo desse ano pela Symantec.

"O crescimento de malwares de Android demonstram que o interesse de criminosos está focado em plataformas móveis e em particular no sistema operacional Android," afirmou Rik Ferguson, diretor de pesquisa e comunicação de segurança da Trend Micro. No terceiro trimestre, a empresa estimou que o número total de exemplos de malware deve aumentar para 38.000; no quarto trimestre esse número pode subir até 130.000.

Fonte: h-online, em inglês.

0 comentários:

Postar um comentário