Ads 468x60px

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Linguagem Rust já está na versão 0.3

O anúncio da versão 0.3 da linguagem Rust da Mozilla mostra que a linguagem orientada a objeto, funcional, concorrente e de procedimento alternado está continuando com sua rápida evolução. Pensado como uma alternativa segura às linguagens C e C++, enquanto está sendo desenvolvido, o Rust também está sendo usado paralelamente para criar um navegador experimetal chamado Servo. A versão 0.1 do Rust foi introduzida em janeiro de 2012 após ser criada como um projeto paralelo por Graydon Hoare em 2006 e revelada para o mundo 2010. A versão 0.3 inclui mais de 1.900 mudanças realizadas sobre a versão 0.2, disponibilizada em abril, conforme os desenvolvedores trabalham para levar à linguagem à versão 1.0.Na versão 0.3, os desenvolvedores acrescentaram uma gama de conveniências de programação, limparam a semântica da linguagem, introduziram uma série de recursos experimentais e removeram outros que se tornaram obsoletos. Entre as conveniências estão coisas como a inferência literal de integers, uma nova sintaxe de fechamento, a expressão do e o reconhecimento de padrões de sintaxe para campos variáveis. O Rust agora suporta comentários "doc" e oferece um controle mais granular sobre avisos e erros gerados pelo compilador.

Os recursos experimentais incluem novos tipos de vetores e uma mudança pragmática que permite o uso de comentários shebang ("#!") que, quando usados na primeira linha de um arquivo, são usados por sistemas Unix como uma diretiva para usar um interpretador particular. Esse acréscimo permitirá a criação de scripts Rust.

Mundanças de biblioteca inclui extensões de sintaxe para a criação de strings a partir de expressões, incluindo os conteúdos de um arquivo como uma expressão Rust, uma string de um byte vector, e fornecendo linha, coluna, arquivo e informação do módulo; novas funções de tempo e métodos de extensão foram acrescentadas para a maiorias dos tipos inclusos na linguagem. Detalhes completos das mudanças estão disponíveis nas notas de versão, resumidas pelo documento de lançamento.

Os desenvolvedores sempre ressaltam que a versão 0.3 ainda deve ser considera um estágio alpha de desenvolvimento e pede que quaisquer falhas encontradas sejam relatadas. O Rust 0.3 é disponibilizado sob uma licença MIT e pode ser baixado como código-fonte ou como um binário de Windows (o uso do MinGW é obrigatório para sua execução).

Fonte: Linux Magazine e h-online (em inglês.)

0 comentários:

Postar um comentário